Artes visuais
ADER, Bas Jan. Fall 1, 1970. 16mm. 24seg. p&b, mudo. © Mary Sue Ader-Andersen.
LARTIGUE, Jacques-Henri. Fotografias dos álbuns de 1902-1904, 1905 e 1910. Disponíveis em: https://albums.lartigue.org/Album-Index#1. Acesso em: jul. 2024.
KLEIN, Yves. Salto no vazio. 1960. Fotografia. Espólio de Yves Klein a/c ADAGP, Paris. Disponível em: https://www.yvesklein.com/en/ressources/view/artwork/643/leap-into-the-void. Acesso em: mar. 2024.
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Cinema
ADEUS À LINGUAGEM. Direção: Jean-Luc Godard. Produção: Alain Sarde, Brahim Chioua e Vincent Maraval. França e Suíça: Wild Bunch, 2014. 69min. cor, som.
ALICE. Direção: Woody Allen. Produção: Robert Greenhut. Estados Unidos: Orion Pictures, 1990. 102min. cor, som.
ALICE IN ACIDLAND. Direção: Donn Greer. Produção: Unit Ten Productions. Estados Unidos: Bernhard Films, 1969. 55min. p&b, som.
ALICE IN WONDERLAND. Direção: Cecil M. Hepworth e Percy Stow. Produção: Hepworth. Reino Unido/Estados Unidos: American Mutoscope & Biograph; Edison Manufacturing Company, 1903. 10min. p&b, mudo.
ALICE IN WONDERLAND. Direção: Clyde Geronimi, Wilfred Jackson, Hamilton Luske. Produção: Walt Disney Productions. Estados Unidos: RKO Radio Pictures, 1951. 75min. cor, som.
ALICE IN WONDERLAND. Direção: Dallas Bower. Produção: Lou Bunin Productions; Punch Films (II); The Rank Organisation; Union Générale Cinématographique (UGC). França: L’Alliance Générale de Distribution Cinématographique, 1949. 83min. cor, som.
ALICE IN WONDERLAND. Direção: Jonathan Miller. Produção: Jonathan Miller. Reino Unido: BBC, 1966. 72min. p&b, som.
ALICE IN WONDERLAND AN X-RATED MUSICAL FANTASY. Direção: Bud Townsend. Produção: Cruiser Productions Essex Pictures Company. Estados Unidos: General National Enterprises, 1976. 88min. cor, som.
ALICE IN WONDERLAND OR WHO IS GUY DEBORD?. Direção: Robert Cauble. Produção: Electodist. Estados Unidos, 2004. 23min. cor, som.
ALICE’S ADVENTURES IN WONDERLAND. Direção: Edwin Porter. Estados Unidos: Edison Manufacturing Company, 1910. 15min. p&b, mudo.
ALICE’S WONDERLAND. Direção: Walt Disney. Produção: Laugh-O-Gram Studio. Estados Unidos: Walt Disney Studios Home Entertainment, 1923. 12min. p&b, mudo.
CURIOUS ALICE. Filme sem direção creditada encomendado pelo The National Institute of Mental Health. Produção: Design Center Incorporated; U.S. Office of Education; Department of Health; Education and Welfare. Estados Unidos: The National Institute of Mental Health, 1971. 12min. cor, som.
ENTER THE VOID. Direção: Gaspar Noé. Produção: Fidélité Films, Wild Bunch. França; Canadá; Itália; Alemanha: Wild Bunch Distribution, 2009. 161min. cor, som.
HERE IS ALWAYS SOMEWHERE ELSE. Direção: Rene Daalder. Produção: Rene Daalder e Aaron Ohlmann. Estados Unidos; Países Baixos, 2007. 78min. cor, som.
IMAGEM E PALAVRA. Direção: Jean-Luc Godard. Produção: Hamidreza Pejman e George Schoucair. França; Suíça: Casa Azul Films e Ecran Noir Productions, 2018. 85min. cor, som.
MASTER PHOTOGRAPHERS - JAQUES-HENRI LARTIQUE. Produção: BBC. Inglaterra: BBC, 1983. 35min. cor, som.
NÄCO Z ALENKY. Direção: Jan Svankmajer. Produção: Condor Films, Film4 Productions. Tchecoslováquia; Suíça; Reino Unido; Alemanha Ocidental: First Run Features, 1988. 86min. cor, som.
VERTIGO. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: Alfred J. Hitchcock Productions. Estados Unidos: Paramount Pictures; Universal Pictures, 1958. 128min. cor, som.
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Conferência
ADER, Erik; ANDERSON, Mary Sue Ader; KERBEL, Janice; LLANO, Pedro de; VERWOERT, Jan. The Legacy of Bas Jan Ader. Londres: Institute of Contemporary Art, 2016. Conferência. Disponível em: https://youtu.be/W0mpVdt5aa0?si=A-hw5nnYkCR4bRBi. Acesso em: abr. 2024.
Literatura
AGAMBEN, Giorgio. No mundo de Odradek a obra de arte frente à Mercadoria. In:_____. Estâncias - a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Tradução: Selvino José Assmann. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 57-116.
ANDRADE, Mário. Amar, verbo intransitivo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013. 176 p.
CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Porto Alegre: L&PM, 2011. 176 p.
CARROLL, Lewis. Alice’s Adventures in Wonderland. Chicago: Volume One Publishing, 1998. 105 p.
CORTÁZAR, Julio. As babas do diabo. In: ______. As armas secretas. Tradução Eric Nepomuceno. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009. p. 59-74.
GARCÉS, Marina. Novo esclarecimento radical. Tradução: Vinicius Nicastro Honesko. Belo Horizonte: Âyiné, 2019. 116 p.
KAFKA, Franz. A metamorfose. Tradução: Marcus Penchel. Petrópolis: Vozes, 2018. 98 p.
KLEIN, Yves. Manifesto do Hotel Chelsea. In: COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória (org.). Escritos de Artistas - Anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 58-66.
LISPECTOR, Clarice. Obsessão. In:_____. MOSER, Benjamin (org.). Todos os contos/Clarice Lispector. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2016. p. 33-68.
MALLARMÉ, Stéphane. Um lance de dados. In:_____. CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de (org.). Mallarmé. 3ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991. p. 153-173.
RILKE, Rainer Maria. Os cadernos de Malte Laurids Brigge. Tradução: Renato Zwick. Porto Alegre: L&PM, 2011. 208 p. 27
SAFATLE, Vladimir. Alfabeto das colisões: Filosofia prática em modo crônico. São Paulo: Ubu Editora, 2024. 160 p.
SAFATLE, Vladimir. POLÍTICA INC. In:_____. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. 2. ed. rev., 7. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 33-36.
TORRES, Fernanda Lopes. Yves Klein, Ícaro do modernismo. ARS (São Paulo), 11(21),2013. p. 96-111. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64461. Acesso em: set. 2023.