top of page

Cartas, 2023, 6’19’.

Em 1977, oito artistas, entre mexicanas e radicadas no México, foram convidadas para participar de uma exposição de diapositivos e materiais documentais no Castelo Charlottenburg, na Alemanha Ocidental. Eram elas Angela Gurría, Myra Landau, Cordelia Urueta, Fiona Alexander, Silvia H. de Gonzalez, Andrea Cordoba, Teresa Morán e Carmen Parra.
Os mesmos diapositivos foram expostos em 1976 na exposição "What is feminist art?" no Woman's Building, em Los Angeles.
Sabe-se da realização das exposições e da participação das artistas, mas, até agora, não foram encontradas imagens como registro dos momentos. 

A convite da querida Natalia de la Rosa, "Cartas" é um vídeo produzido por Natália Chaves Bandeira e eu para a exposição "Coordenadas Móviles: redes de colaboración entre mujeres en la cultura y el arte (1975-1985)", que inaugura hoje no Museo de Arte Carrillo Gil (MACG CDMX).

O vídeo em formato de carta-narrada que será apresentado propõe uma terceira camada aos arquivos que permaneceram das cartas-convite enviadas às artistas, e que contém suas respostas às seguintes perguntas: Quem sou eu? O que significa o meu trabalho artístico? Como o meu trabalho artístico interage com a minha vida?
Assim como as perguntas, o vídeo procura relacionar-se à produção dessas artistas através da compreensão das mesmas com relação à arte e a forma como esta se relaciona com o meio em que está inserida. A arte como algo nunca desvinculado da vida. “Nós queremos ver as imagens que outras mulheres estão produzindo e queremos conhecer essas pessoas e não estamos realmente interessados em saber qual escola frequentaram ou onde expuseram”, escreveria Karla Tonella para Carla Stellweg na primeira carta e a qual foi o início das tratativas para a exposição.

Realização: Fernanda Pujol e Natália Chaves Bandeira

Cartas narradas de: Andrea Córdoba, Carmen Parra, Fiona Alexander, Myra Landau e Silvia H. González

Vozes: Abril Iñiguez, Cass Mitotiani, Fernanda Pujol, Melisa Narizroja e Natália Chaves Bandeira

Captação de som: Natália Chaves Bandeira e Pedro Pastoriz

Trilha: Fernanda Pujol e Pedro Pastoriz

Edição de vídeo: Fernanda Pujol

Participações em mostras:

2023
Coordenadas Móviles: redes de colaboración entre mujeres en la cultura y el arte (1975-1985), curadoria Gemma Argüello Manresa, Natalia de la Rosa, Carla Lamoyi e Roselin Rodríguez Espinosa - Museo de Arte Carrillo Gil (MACG), CDMX/México

bottom of page